Os Chatos
Chats e chatos pela Internet
MARIO PRATA
Tão novinha a Internet, tão moderninha e já tão cheia de chats e chatos. Chat, pra quem não sabe, é um lugar onde fica uma porção de chatos, todos com pseudônimos (homem diz que é mulher e mulher vira homem) a te perguntar: você está aí? Melhor dizer que não e só ficar lendo as bobagens lá entre eles. Porque se você diz que está, o mundo desaba em cima de você. Querem saber tudo, tudo. Vamos classificar as chatas feras.
Chato Fotográfico - O que manda fotografia. Não dele ou dela. Mas, normalmente, de mulheres nuas. Ou do Clinton com aquilo de fora. E são arquivos que demoram para entrar. Depois de horas, você descobre quem foi o chato e a gracinha dele. O pior é que ele manda para toda a turma dele (te incluindo) e vem o nome e endereço de todos eles, um por um, na sua tela. Pior ainda é que, com isso, o seu endereço vai para toda a turma dele.
Chato Piada - E o que manda piada, então? E o nível das piadas? Não sei bem por que, mas esse tipo de chato é especializado em mandar piadas arrasando com as mulheres. E não mandam só uma, não. O bom Chato Piada manda várias. E demonstram, além do mau gosto, um português horrível.
Tem a subdivisão do Chato Piada Ilustrada. Mandam piadas gráficas.
Outro dia um me mandou um alado órgão (que não devia sair da cabeça dele) que invadiu meus arquivos e ficava voando de um lado para o outro. Será que ele não tinha um lugar melhor que o meu computador para colocar o órgão dele (pequeno, por sinal)?
Chato Manifesto - Pelo amor de Deus, Maluf, Timor e Pinochet nunca mais! Aqui a chatice é maior porque eles mandam para centenas de pessoas de uma só vez. Digamos que dez desses que recebem mandem para mim, sem saber que eu já recebi. E assim a bronca com o Pinochet vai ficando cada vez maior nos meus arquivos. Mando tudo para o ministro inglês. Esse sim, coitado, deve estar com o seu saco de internauta muito cheio.
Chato Desconhecido - Surge, sabe-se lá de onde, e quer saber se eu sou eu mesmo. Minha filha, faço terapia há anos para saber se eu sou realmente eu. E vem você querendo saber, assim de cara? E tem mais: eu não tenho a menor idéia de quem você é. Nem eu. Quando é mulher, só de sacanagem, peço medida da cintura e foto escaneada. E tem umas gordinhas que mandam. Realmente, a solidão parece que está perdendo a briga na Internet. Você olha o horário que a mensagem foi mandada: segunda-feira, 5 da manhã.
Chato Quadradinho - É um pessoal que tem uns micros meio ruins, antigos, e te manda arquivos e só chegam quadradinhos. A gente faz um esforço danado para transformar aquilo em qualquer coisa legível e, logo que consegue, se arrepende. Os quadradinhos eram mais, muito mais inteligentes.
Chato Vendedor - Tem uma Chata Vendedora, por exemplo, que insiste, há meses, com lingerie. Pra cima (ou pra baixo) de mim. Não sei se está insinuando alguma coisa ou meu nome tá na lista dela por engano. Tem Chato Vendedor de tudo. Vendem até mulheres infláveis usadas, mal-amadas e mal lavadas.
Chato Oferecido - É um chato que se oferece. Diz o que ele sabe fazer (algo que nunca te interessa). Tem um que escreve a vida das pessoas e estava se oferecendo para escrever a minha. Será que ele sabe que eu vivo disso?
Chato Re: - Dizem que pega mal você receber um e-mail e não responder. Respondo, educadamente, a todos. Só que, acontecendo isso, a pessoa lá do outro lado (sei lá de que sexo, idade ou cidade) se sente íntima de mim. E retorna sempre com o Re:. E, se você não cortar logo o barato, ela acaba te visitando pessoalmente. A amizade digitada não acaba nunca. Basta o cara lá não ter o que fazer (e me parece que ninguém tem nada para fazer) que tem a brilhante idéia de te escrever.
Chato Antigo - São amigos e amigas da infância (coisa de 40 anos atrás) que descobrem o endereço da gente e mandam ver. E eu não me lembro quem é. Aí eles começam a explicar. Tudo louco. Teve um que jurava que serviu o Exército comigo (eu não servi com ele, nem com ninguém). Outra, já avó, que foi minha namorada em Ipauçu, local onde nunca estive.
Chato Eu - Devo declarar, terminando, que eu adoro mandar fotos e piadas, que sempre passo manifesto e abaixo-assinados para a frente, que sou um chato antigo, que às vezes fico quadradinho e, se fosse possível, venderia meus livros pela Internet.
Ou seja, somos todos uns adoráveis chatos. Prova disso é que te dou a cara para bater. Ou melhor, meu endereço: macprata T+, como diria a Manuela ou a Selma.