quinta-feira, junho 01, 2006

Cinema Japonês


Mostras exibem filmes radicais de japoneses em SP

Filmes da mostra "Oriente Extremo":

- "Jigoku" (60), de Nobuo Nakagawa. Clássico do horror, narra a culpa de estudante que, com um amigo, causa a morte da noiva num acidente de carro e é arrastado ao Inferno.

- "Matango" (63), de Ishiro Honda. O criador de Godzilla retrata aqui a transformação de náufragos em monstruosos cogumelos humanos.

- "Onibaba" (64), de Kaneto Shindo. Durante o século 14 feudal, uma camponesa e sua nora vivem de ataques a guerreiros exaustos. Ao pôr uma máscara roubada, ela é confundida com um demônio.

- "Tóquio Violenta" (66), de Seijun Suzuki. Braço direito da Yakuza resolve abandonar a carreira criminosa com seu chefe. Mas uma gangue rival não deixará que isso aconteça.

- "A Marca do Assassino" (67), de Seijun Suzuki. Pistoleiro é contratado por uma mulher sedutora. Mas, quando uma borboleta pousa sobre sua arma, seu destino muda radicalmente.

- "Cega Obsessão" (69), de Yasuzo Masumura. Escultor cego rapta jovem modelo e a mantém prisioneira em seu ateliê, onde se estabelece uma relação sadomasoquista entre os dois.

- "Tetsuo - O Homem de Ferro" (89), de Shinya Tsukamoto. em antes de David Cronenberg, esse delirante ensaio explora as possibilidades extremas da fusão entre homem e máquina.

- "Rubber's Lover" (96), de Shiozin Fukui. Cientistas fazem experiências em humanos que envolvem tortura para desenvolver poderes psíquicos.

- "Battle Royale" (00), de Kinji Fukasaki. Reinterpretação radical do filme de escola misturado ao voyeurismo do "reality show", essa experiência estética brutal mostra um grupo de colegiais que tem de se enfrentar até a morte numa ilha deserta.

- "Uzumaki" (00), de Higuchinsky. Homem obcecado por espirais comete suicídio numa máquina de lavar, e toda a cidade passa a ser assombrada por espirais.

- "Dragão Elétrico 80000v" (01), de Sogo Ishii. Pesadelo electro-punk sobre jovem eletrocutado que experimenta surtos em que gera eletricidade.

- "Ichi, the Killer" (01), de Takashi Miike. Chefe de gangue desaparece com o dinheiro do grupo. Seu braço direito parte atrás dele, mas se depara com um rastro de sangue deixado por um assassino cruel.

- "Gozu" (03), de Takashi Miike. O membro da Yakuza recebe ordens de matar seu melhor amigo.

Nenhum comentário: