Eu quero
EUA encomendam supercomputador Linux mais rápido do mundo
Quarta-feira, 17 de Abril de 2002 - 10h31
IDG Now!
Os Estados Unidos encomendaram um supercomputador baseado em Linux avaliado em US$ 24,5 milhões. A máquina - considerada a mais veloz do mundo rodando o sistema operacional de código aberto - será produzida pela HP e funcionará no Laboratório Nacional do Departamento de Energia (DOE) daquele país.
Os pesquisadores vão utilizar o equipamento para estudar problemas químicos, design de material, combustão e química atmosférica, segundo comunicado. O supercomputador também será útil em avaliações envolvendo detecção de vazamento químico e radioatividade, biologia de sistemas e genoma.
A máquina utiliza 1,4 mil chips da próxima geração da família Itanium, da Intel, de codinomes McKinley e Madison. E mais: tem 1,8 Terabyte de memória e 170 Terabytes de disco rígido (1 Terabyte equivale a mil Gigabytes).
O bólido deve alcançar velocidades de processamento que batem 8,3 Teraflops (8,3 trilhões de operações de pontos flutuantes por segundo) - o que o classificará como o computador mais rápido do mundo rodando o sistema operacional de código aberto, segundo a HP.
A novidade deve estar em operação no início do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário