Brilliant explica cavalo-de-tróia no Kazaa
Terça-feira, 09 de abril de 2002 - 12h12
SÃO PAULO - A Brilliant, que vem distribuindo seu software Altnet secretamente embutido no aplicativo de troca de arquivos KaZaA, nega que o programa seja um cavalo-de-tróia.
O Altnet tem o objetivo de usar o poder computacional, o espaço de armazenamento e a banda de acesso à internet ociosos do usuário para computação distribuída. Até aí, parece uma boa idéia. O problema é que a Brilliant incluiu o software no KaZaA de maneira furtiva. O INFOLAB constatou que seu método de instalação esconde o aplicativo no micro, como um cavalo-de-tróia.
Além disso, ao concordar com o acordo de licenciamento do Altnet, embutido no do KaZaA, o usuário praticamente entrega seu micro à Brilliant. O acordo diz: ?Você, por meio deste acordo, dá, à BDE, o direito de acessar e usar o poder computacional ocioso e o espaço de armazenamento em seu computador e/ou a banda de acesso à internet para uso em computação distribuída. O usuário reconhece e autoriza esse uso sem direito a compensações.?
O KaZaA não pode ser instalado sem o Altnet. O programa não oferece essa opção. Assim, muitos usuários tem preferido evitá-lo, optando por outros programas de troca de arquivos.
Em declarações feitas à imprensa americana e em seu próprio site na web, a Brilliant promete avisar os usuários quando o Altnet for ativado, dando a eles a opção de usá-lo ou não. A empresa também diz que haverá alguma compensação não monetária pelo uso do micro do usuário, mas não dá mais detalhes sobre isso. Considerando a atitude da empresa até agora, é melhor ter cuidado.
Maurício Grego, da Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário