terça-feira, setembro 06, 2005

Mostra de Cinema Yasuo Masumura


A Fundação Japão em co-realização com o Centro Cultural São Paulo, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo realiza do dia 6 a 11 de setembro a mostra de filmes de Yasuzo Masumura, autor dos filmes mais vigorosos, violentos e psicossexuais do cinema japonês de todos os tempos.

Masumura (1924-86) nasceu em Kofu, Província de Yamanashi, Japão em 25 de agosto de 1924. Começou a fazer cinema em 1957, após estudar no Centro Experimental de Cinematografia da Itália, com iconoclastas cinematográficos tais como Federico Fellini e Michelangelo Antonioni. Retornando ao Japão, Masumura anunciou sua intenção de “destruir” o filme tradicional japonês – e a reação alternada entre o fascínio e o horror apresentados pelo público local no seu primeiro filme Kisses (um conto cruel, agressor de dois adolescentes niilistas envolvidos em um romance condenado) pareceu provar que ele já estava bem encaminhado para atingir o seu objetivo.

Em 1958, todavia, Masumura mudou de rumo de um micro-drama de “pia de cozinha” para sátira surreal, produzindo o delirante Giants and Toys. O enredo se desenvolve em torno de conglomerados de guloseimas – World, Giant e Apollo – que travam uma luta mortal pelo mercado japonês. World, a empresa em que trabalha o nosso protagonista, um inocente executivo júnior, encontra uma favelada com dentes estragados – uma garota “alegre” com uma “língua grande”, um tipo de Eliza Doolittle em Tóquio – e a torna em uma sensação de mídia.O seu chefe é um astuto, alpinista social emergente, que explora todos que encontra mas não aproveita absolutamente nada do que ganha. De início, o executivo o idolatra – mas posteriormente, após ter ciência do preço real de lealdade inquestionável à ética de trabalho japonesa da pós-guerra, ele tenta desesperadamente escapar de se tornar como ele... um tema perseguido ainda mais no próximo igualmente aterrorizante filme de Masumura, The Black Test Car.
Baseado em torno de uma campanha para proteger um novo tipo de carro esportivo de espiões industriais, o filme mapeia claramente como os executivos da Tiger Company começam como verdadeiros idealistas, mas ficam logo reduzidos a “táticas de cafetão” – batendo e chantageando homens idosos, agenciando suas namoradas para o inimigo, até mesmo atirando pessoas pelas janelas. É política de escritório do tipo John Gotti, com todos se comportando distante daquilo que poderia se chamar de legítimos homens de negócio, mas como soldados da Máfia encalacrados em uma imensa e contínua guerra de gangues. Esta, implica Masumura, é a face real do sucesso econômico: um mundo no qual tudo e todos se subordinam às preocupações do conglomerado... até descobrirem o quão ridículas e desumanas são estas atitudes.

Cinemateca compilou uma ampla grade com 13 outros filmes de Masumura, incluindo trabalhos muito díspares como Manji (que registra um quadrilátero super “romântico” bissexual e Afraid to Die (um Yakuza maníaco, um romancista desejando ser gangster Yukio Mishima). Eles são igualmente impressionantes, se não absolutamente brilhantes, como Giant and Toys e The Black Test Car – que valem bem à pena dar uma olhada. De 1957 a 1971, a filosofia de Masumura permaneceu clara: é o individual contra o coletivo, em todas suas variadas e sedutoras formas – conglomerados, hospitais, escolas, casamentos. Eles lutam a sociedade e ela (normalmente) acaba vencendo.

Dois obrigatórios: "Giants and Toys" e "Voragem".

datas: 6 a 11 de setembro
Local:Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto - Rua Vergueiro, 1000
Informações: (11) 3277-3611
capacidade: 110 lugares
Gratuito, retirada de ingressos sempre uma hora antes de cada sessão

co-realização: Fundação Japão e Centro Cultural São Paulo
apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Os filmes serão exibidos com legendas em inglês, o que pra mim é uma pena.

Integra.

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