Gestalt
Mão boba pegou lá no www.3donline.com.br
ARTIGO : GESTALT
AUTOR : Guilherme Borchert - Site: eyepunch.com
Este texto visa introduzir um pouco do conhecimento da Gestalt, de forma resumida, objetiva e superficial. Para quem se interessar e quiser se aprofundar neste assunto, recomendo o ótimo livro "Gestalt do Objeto" de João Gomes Filho.
A Escola
Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental, que atuou principalmente na área da teoria da forma, com contribuições significativas aos estudos da percepção, linguagem, memória, inteligência, entre outros.
A teoria da Gestalt sugere uma resposta ao porque de certas formas agradarem mais que outras, mas não baseada no subjetivismo do "Feio x Bonito", mas sim apoiada na fisiologia do sistema nervoso e na psicologia, sempre através de rigorosos experimentos e pesquisas.
Segundo a Gestalt, a percepção da forma pelo cérebro é sempre uma percepção global dos estímulos, ou seja, o cérebro não enxerga elementos isolados, e sim as relações entre eles. Portanto, enxergamos o todo e não partes dele. A hipótese da Gestalt para explicar estas forças integradoras é uma estruturação natural do sistema nervoso, que tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados, em busca de sua própria estabilidade. Para nossa percepção, não existe qualidade absoluta de cor ou forma, há apenas relações.
Através dos estudos, os gestaltistas perceberam a presença de certas constantes nessas forças integradoras, que explicam porque vemos as coisas de certa maneira. Segue então um breve detalhamento destas forças de percepção.
- Unificação e Segregação:
Agem em virtude da igualdade ou desigualdade de estimulação. Para a formação de unidades, é necessária a presença de contraste, para que formas e relações sejam percebidas.
- Fechamento
Esta força de organização é importante para formação de unidades. É explicada por exemplo, por figuras que apesar de formadas por contornos não contínuos, são enxergadas como unidades, no caso de linhas pontilhadas formando uma figura, onde se enxerga a figura, e não as linhas isoladas. Existe a tendência psicológica de se unir intervalos e estabelecer ligações.
- Boa Continuação
Explica a tendência de fluência natural das curvas. O cérebro tende sempre a enxergar a melhor continuação de retas e curvas. Através desta força, pode-se direcionar o cérebro a enxergar imagens de determinadas formas, de acordo com a necessidade. Uma figura com linhas internas contínuas tende a ser vista como bidimensional, enquanto o desencontro de linhas internas nos direciona a tridimensionalidade, por exemplo. Retas, são mais estáveis do que curvas, e curvas que não seguem a boa continuação natural, perdem fluência e harmonia.
- Proximidade e Semelhança
Estas duas forças tendem a trabalhar separadamente ou juntas, se reforçando ou enfraquecendo mutuamente. A proximidade mostra que elementos próximos uns aos outros tendem a serem vistos como unidades, onde quanto menor a distância entre eles, mais unidade. A semelhança estabelece unidades através da igualdade de cor e forma, ou seja, elementos semelhantes tendem a se agrupar naturalmente.
- Pregnância da Forma
Este princípio é geral, abrange todos os outros. Segundo a gestalt, as forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua relação com o cerébro. Uma imagem de boa Gestalt é enxergada com muito mais clareza pelo cerébro, e conseqüentemente de forma harmoniosa.
Sendo assim, o processo de criação de imagens, seja pela arte, ou pelo design, deve sempre se basear em fatores como equilíbrio, clareza e harmonia.
Vale frisar, que não deve se analisar a validade das leis da Gestalt, e sim aproveitar a contribuição objetiva da escola, através das vastas pesquisas, experimentos e observações diretas de dados.
Finalmente, deve-se observar a importância da noção de unidade da Gestalt na psicologia da percepção, e também a importante relação sujeito-objeto, que indica que cada imagem percebida é o resultado da interação das forças externas (luz na retina) com as forças internas (a tendência de organizar da melhor forma possível os estímulos externos).
Bibliografia
Gestalt do Objeto - Sistema de Leitura Visual da Forma
Autor: João Gomes Filho
Editora: Escrituras
Nenhum comentário:
Postar um comentário