segunda-feira, maio 20, 2002

Pena de morte a céu aberto


Leila Cordeiro - Direto da Redação

?Se for preciso, para garantir a ordem, que sejam mortos cem, quinhentos, mil bandidos? Foi com essa sentença de pena de morte à céu aberto que o Prefeito do Rio, César Maia, criticou o aparelho policial do Estado do Rio, no combate à criminalidade.

A declaração do Prefeito vem provar o despreparo das autoridades para tratar de um problema tão delicado como esse: a insegurança nas grandes cidades. É uma afirmativa irresponsável e eleitoreira e se aproveita de um momento em que a população está fragilizada por uma nova onde de criminalidade. Não será com uma execução em massa que se resolveria a questão da violência, fruto de décadas de omissão e injustiças sociais.

Nossa história, registra a abolição da escravatura pela Princesa Isabel, mas na carta de alforria não havia uma cláusula dando ao escravo todos os direitos de um cidadão realmente livre. Discriminados, aos ex-escravos restou o crime como meio de sobrevivência. Analfabetos, não tiveram direito ao mercado de trabalho e roubar foi a solução para conseguir dinheiro. Isso, numa terra onde já parecia normal a prática do roubo. Os nossos descobridores deram o mau exemplo. Roubaram nossas riquezas para engordar os cofres de Portugal e encher os próprios bolsos. Uma terra sem lei, onde tudo era permitido. Sexo liberado, matança de índios, posse indevida de terras, roubo, corrupção, disputa pelo poder. Uma terra que começou de maneira errada acabou se transformando num país de erros e injustiças sociais.

A revolta tomou conta dos injustiçados e uma deformação de caráter e valores foi passando de pai para filho até chegar aos dias de hoje, onde a violência tomou proporções de guerra civil. Os pobres desceram os morros, saíram de seus guetos de miséria e estão correndo atrás do prejuízo. Não pretendo aqui justificar a criminalidade que atinge o cidadão brasileiro todos os dias. Mas também não posso concordar com a declaração do prefeito do Rio: a violência contra a violência. O perigo de uma empreitada como essa é a própria polícia brasileira. Com homens despreparados e até muitos envolvidos com o crime, fica difícil confiar nessa matança indiscriminada sugerida por César Maia. Certamente, muitos inocentes seriam sacrificados nessa caçada.

O combate ao crime deve ser enérgico e eficiente, mas antes é preciso formar um efetivo policial digno da confiança da população. Policiais confiáveis que recebam salários dignos e não precisem levar propinas para acobertar o crime organizado e até mesmo dele participar. Não basta combater os traficantes nos morros e favelas, é preciso também investigar quem são os poderosos que financiam essa rede de tráfico que envolve tanto poder e dinheiro.

Na véspera de uma eleição importante, a população deve repudiar essas declarações demagógicas, como a do Prefeito Cesar Maia. O povo brasileiro já mostrou que não é bobo. Não quer mais ser enganado com falsas promessas. Quer uma polícia enérgica sim, mas não carrascos fardados nas ruas, espalhando mais medo e terror. Chega de tiroteios, confrontos e violência. O que o brasileiro precisa agora é confiar no seu país e em alguém que realmente se preocupe com a sua tranquilidade.

É hora de repensar os erros do passado e impedir que o Brasil se transforme numa Faixa de Gaza...

Sobre o autor: Começou como repórter na TV Aratu, em Salvador. Trabalhou depois nas TVs Globo, Manchete, SBT e na CBS Telenotícias Brasil, como repórter e âncora. É também artista plástica e tem dois livros publicados.




Nenhum comentário: